O que fazer quando encontrar uma Ave Caída

by - 12:59

 


O que fazer quando encontrar uma ave caída? 

Encontrei um pássaro caído na grelha de saneamento de minha casa. Inicialmente, achei que estaria morto mas decidi fazer barulho perto para confirmar. Afinal estava vivo, mas parecia magoado numa das asas. 

Como percebi que nenhuma "ave mãe" conseguiria chegar aquele espaço, coloquei o pequeno pássaro numa casa para pássaros que tenho em casa (e que fui eu que pintei).




Coloquei água e sementes (mais tarde percebi que errei aqui), e fui tentar perceber qual era a espécie e como poderia ajudar. 
Enviei mensagem para um grupo no facebook sobre aves e, muito prontamente, indicaram-me que tinha encontrado um Andorinhão bebê, e a melhor solução seria contactar a Sepna ou entregar no Parque Biológico de Gaia (o mais perto da minha morada de residência). 

Esta espécie tem algumas particularidades.
Enquanto outras aves encontradas no chão, se deve deixar para os pais o alimentar e socorrer, o Andorinhão não pode. O Andorinhão não consegue levantar voo do chão po causa do tamanho das suas asas. Esta é uma das aves que mais tempo consegue passar no ar. É a voar caçam, se alimentam, hidratam e até acasalam. 
Como passam imenso tempo em voo, muitas das vezes acabam por cair devido ao extremo cansaço. Sendo isto que aconteceu ao pequeno que apareceu em minha casa - foi vencido pelo cansaço. 




Nunca seria possível os pais alimentarem a pequena ave e, nem seria possível levantar voo. 

Quando encontrar uma ave caída deve: 

- Aproximar-se lentamente e cobrir com um pano;
- Ter cuidado com o bico; 
- Verificar se a ave não consegue voar (colocar num ponto alto para que possa deslocar); 
- Se for um andorinhão demasiado fraco para voar, deve ser mantido numa caixa aberta e ventilada. Deve evitar que a ave suje as penas. 
- O andorinhão é um insectívoro, pelo que não pode comer sementes, ração ou minhocas. 
- Deve contactar a SEPNA para entregar o animal ou então entregar directamente num centro de apoio

Entrei em contacto por email com o Parque Biológico de Gaia e rapidamente me responderam que poderia entregar em qualquer dia, dentro do horário de funcionamento. Com tudo isto, fiquei a conhecer este parque incrível. Isso fica para o próximo artigo! 










You May Also Like

8 comentários

  1. Uma publicação que ajuda bastante a perceber como reagir quando se depara com estas situações.
    Parabéns pelo texto

    ResponderEliminar
  2. Muito legal sua publicação, temos sempre que buscar ajudar os animais , deixa-los em um local seguro. Já encontrei um beija-flor caído, pelo desgaste, dei um pouco de água com açúcar e rapidamente se recuperou.
    www.verdeveggie.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. é sempre bom estar informada para poder ajudar.
    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. muito bom post e útil :D
    beijinho

    https://dreamsprincess20160.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. É sempre bom saber <3
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Achei ótima a sua atitude, geralmente as pessoas ignoram pássaros que estão no chão.
    Uma vez eu estava andando na rua e caiu uma Columbina na minha frente, não deu tempo de socorre-la por que a queda foi grande e logo ela morreu, fiquei pensando nisso o dia inteiro, queria poder ter ajudado. E outra vez entrou uma pela janela da minha casa e ficou no balcão da cozinha, nesse caso eu a peguei com um pano, vi que ela estava bem e coloquei no parapeito da janela, rapinho ela alçou vôo.
    Ahh achei linda a casa de passarinhos que você pintou.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderEliminar
  7. Que post maravilhoso, ensinar a cuidar e ter carinho por um animal caído e precisando de ajuda, deu um quentinho em meu coração

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderEliminar
  8. Me diagnosticaron cáncer de hígado en agosto de 2020. Un valioso amigo me habló del Dr. Itua Herbal Center en África Occidental. Ella me dio su número de teléfono y dirección de correo electrónico. Rápidamente me comuniqué con él para asegurarme de que sus medicinas a base de hierbas curarían mi cáncer y me curarían para siempre. Dije que está bien. Le pregunto cual es el proceso de curación, me pide que pague la tarifa que hice y dentro de los 7 días hábiles me envió el medicamento a base de hierbas y luego me preguntó. Le conté a mi amigo Gómez sobre el medicamento a base de hierbas que me dio. ve a beberlo Entonces, después de beber durante dos semanas, me curé, estoy muy agradecido y prometo que lo haré. Se lo recomiendo a cualquiera que tenga cáncer y lo que estoy haciendo. Medicina herbaria El Dr. Itua me lleva a creer que hay esperanza para las personas con enfermedad de Parkinson, leucemia, fibromialgia, epilepsia, diabetes, enfermedad celíaca, artritis, enfermedad de Alzheimer, lupus, carcinoma adrenocortical, asma, enfermedades alérgicas, VIH, enfermedad trofoblástica gestacional enfermedad, linfoma de Hodgkin, melanoma, mesotelioma, mieloma múltiple, tumores neuroendocrinos, enfermedad de Meniere, herpes, inflamación crónica, trastorno de la memoria,
    Aquí está su información de contacto...... [Correo electrónico... drituaherbalcenter@gmail.com. WhatsApp...+2348149277967]

    ResponderEliminar