Vender Bilhetes para Discotecas é ser Relações Públicas?!

by - 10:07



Ehhh, pah! Se existe uma coisa que me provoca comichão e um nervoso miudinho ao ponto de me deixar com um tique nervoso são os “Relações Públicas”!
Esses Relações Púbicas que vendem bilhetes e fazem promoção a uma festa da discoteca X!
Oh meu santinho da sanidade mental! Pessoas que o fazem: ISSO NÃO É RELAÇÕES PÚBLICAS ISSO É SER PROMOTOR! 
Sei que este artigo pode gerar alguns conflitos mas é a minha opinião!
Existem cursos superiores de Relações Públicas, existem pessoas com habilitações para o ser. E sim, é preciso ter um curso! Quase ninguém sabe o que é Ser Relações Públicas porque existe o gírio de que isso é vender bilhetes para discotecas (que comichão que isto me dá)
Sempre que alguém me diz ou leio em alguma rede social “sou Relações Públicas da Discoteca/Bar…” apetece-me bater em alguém e faço sempre aquela cara de nojenta!

Lembro-me da minha primeira aula "Teoria das Relações Públicas" em que a professora perguntou se alguém tinha exercido algo dentro da área e uma colega achou por bem dizer "eu era RP de uma discoteca". Ora bem, foi giro de se ver porque a professora teve a mesma reação que eu tenho quando alguém diz o mesmo. 

Vamos por pontos. Sabem a diferença entre Relações Públicas e Promotor?
Primeiro: É Profissional de Relações Públicas! Este profissional promove através de estratégias com objetivos definidos para divulgar a empresa através de meios internos ou externos. Os Relações Públicas atuam como assessores de imprensa e fazem pesquisas de opinião e trabalham para gerir crises. Cuidam da imagem e da relação da empresa/instituição junto do público.
Em publicidade procura-se vender um produto, em RP procura-se vender e divulgar as ideias, ações e funções.

Um Promotor promove um produto, festa ou outra coisa qualquer e ganha um extra com isso sem se preocupar com estratégias ou coisas assim. 
Os promotores tem um trabalho específico e são importantes para o sucesso da festa. Não se pode é chamar de RP's a promotores porque está errado.  


Segundo Harlow (1976) “As Relações Públicas são uma função de gestão diferenciada, que ajuda a estabelecer e manter linhas mútuas de comunicação, entendimento, aceitação e cooperação entre a organização e seus públicos; envolve a gestão de problemas ou questões; ajuda a administração a manter-se informada e sensível à opinião pública; define e sublinha a responsabilidade da administração em atender o interesse público; ajuda a gestão a manter-se informada e a promover efectivamente a mudança; serve como um sistema de alerta precoce para ajudar a antecipar as tendências; e usa pesquisas e técnicas de comunicação éticas como suas principais ferramentas.”

Por isso, vocês que vendem Pulseiras para as Discotecas fixes vocês são PROMOTORES!
Podem até olhar-me de lado, falaram, aniquilarem-me que a minha opinião será sempre a mesma. Estudei 3 anos num curso superior de Marketing, Publicidade e Relações Públicas e não gosto da ideia de chamarem RP’s aos Ticket Person!

Era só isto, Obrigada! 

You May Also Like

28 comentários

  1. Eu trabalho em marketing e também tive uma aula em que a professora perguntou tal e qual: "Aglguém sabe o que quer dizer Relações Públicas" e claro... uma mente brilhante respondeu: "são aquelas pessoas que vendem pulseiras e arranjam guest para as discotecas". A cara dela foi fenomenal. Na minha profissão e dentro da empresa onde trabalham, não percebem o que fazemos acham que são os bacanos que "fazem bonecos" e andam sempre de férias a passear pelos hotéis. Portanto, se é assim internamente...quanto mais no resto da sociedade portuguesa. Aos que me rodeiam eu tento educa-los, o que já é um princípio, aos demais... deviam informar-se e não dizerem bacoradas e ofenderem os profissionais.

    ResponderEliminar
  2. Esqueci-me de agradecer o favor público que fizeste à sociedade ao publicar este post. És a maior!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por concordares com o que escrevi! Chega de olharem para nós como se fossemos bonequinhos da sociedade que não sabem bem para o que servimos!
      Se quiseres podes partilhar para ver se deixo de ler em cartazes das discos "Bilhetes com o RP X" HAHAHAHA

      Eliminar
  3. Não que tenha grande conhecimento de causa (porque não tenho efetivamente) mas nunca me atrevi a chamar aos "vendedores de pulseiras" relações de públicas da discoteca X! Mas agradeço imenso o esclarecimento!
    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Adorei o teu desabafo! Acho que fizeste bem, há muita gente ignorante por aí que pensa que sabe e não sabe nada. kiss^^

    Patsilvarte : blog | youtube

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Olá Ângela!
    Completamente de acordo contigo!
    Eu até acho ridículo confundirem promoção de um serviço ou estabelecimento com Relações Públicas! Muito idiota!
    Bijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Adorei!! Tirei curso de Relações Públicas e Comunicação e sei bem o que é sentir isso. Vou já partilhar esse post no Facebook do meu blog. Mais pessoas precisam ver isso ahah
    Beijinhos

    Blog Florescendo

    ResponderEliminar
  8. Faço Administração e te entendo bem, é péssimo uma pessoa que não passa quatro anos numa sala de aula se autointitulando administrador sem nem ter a minima noção do que é ser adm. Me dá nos nervos.

    VIENA

    ResponderEliminar
  9. Muito bem dito!
    Acho que há por aí imensa gente que precisa de ler este post.

    Beijinhos!
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  10. Isso foi uma modinha que apareceu há uns anos de vender bilhetes e pulseiras e chamarem-se de relações públicas, apesar de serem quase todos promotores. -.-

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  11. Nunca pensei que as pessoas que vendem pulseiras das discotecas e afins, se intitulassem como Relações Públicas pois é bem diferente. Enfim! Ótimo artigo para abrir vários "olhos"! Beijinhos

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar
  12. Gente, que loucura! Aqui onde moro nem rola isso de quem divulga festas ser chamado de RP, na verdade, nem de promoter são chamados, temos um nome especial pra esse pessoal: "beta", assim não rola confusão haha. É uma pena quando a nossa profissão é desvalorizada, né? Mas espero que o post ajude muita gente a entender o teu lado!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderEliminar
  13. É mais um daqueles casos em que as pessoas se fazem passar por aquilo que não são. Se fosse a mesma coisa, para começar, não teriam designações tão distintas e, depois, não exigiam funções também elas diferentes. É incrível como há "modas" que se instalam tão rápido -.-

    ResponderEliminar
  14. sabes isso foi termo que se tornou famoso pela malta famosa devido a malta como a claudia jacques... enfim...

    tambem me faz imensa comichão!

    beijo

    Mimi in the Mirror

    ResponderEliminar
  15. Não sabia que as pessoas que vendem essas pulseiras se consideravam Relações Públicas, no entanto este post foi bastante esclarecedor!
    Beijinho, Bia :)
    https://beautystuffblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Eu cá gosto é de pessoas assim! Sem papas na lingua!
    Sempre me meteu confusão esses jovens com a mania a gabarem-se de algo que não é real.

    ResponderEliminar
  17. E quem fala assim, não é gago! Haja alguém que vem publicamente explicar este tipo de coisas e abrir os olhos a muita gente que se julga bastante importante só porque vende bilhetes para uma discoteca e julga-se figura pública. Obrigado Ângela por este texto. Bastante esclarecedor!

    Beijinhos,
    RIcardo
    www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
  18. Muito bom texto! Eu sou daquelas pessoas que não liga muito a isso, mas chateia-me essas pessoas que vendem bilhetes acharem que são os deuses na terra só porque vendem os bilhetes, têm algumas bebidas e acham-se estrelas...

    https://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Muito bom! Gostei!*

    Beijinho d'

    A Marta
    https://amartaeumblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Penso tanta vez neste assunto...vejo situações ridículas! Enfim....

    ResponderEliminar
  21. Concordo a 200% com o teu texto e a tua opinião. RP da discoteca tal, what? Lá que digam que é promotor é uma coisa, mas RP? Não, um redondo não.

    Blog ♥ Facebook ♥ Instagram ♥

    ResponderEliminar
  22. O que não falta neste mundo são pessoas a dizer que são algo que não são.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  23. Eu não entendo como é que se acham celebridades por venderem bilhetes em troca de terem umas quantas bebidas, mas cada um com a sua pancada ahahah

    AZUENTURE

    ResponderEliminar
  24. Adorei este post, muito actual ! Sou nova pelo Blog e já sigo o teu trabalho! Muito sucesso, beijinhos <3

    https://fashioninsilver.blogspot.pt/

    ResponderEliminar