A Minha Experiência na Universidade. Vale a pena ir?

by - 09:14

A Minha Experiência na Universidade. Vale a pena ir?


Com a chegada do mês de Setembro aproxima-se também uma das alturas mais "atribuladas" para muitos jovens: a entrada ou não na universidade. Sei que as escolhas já foram feitas e agora resta apenas esperar pelos resultados. Este artigo foi escrito depois de ter relatado a minha experiência na faculdade para a Raquel que partilhou no seu blog 
Hoje quero partilhar a minha experiência (muito resumida e apenas sobre algumas decisões) para que quem esteja neste caminho tenha algumas ideias.

Desde cedo percebi que queria tirar um curso superior, e desde sempre queria ser Jornalista.
Contudo, achava que tirar “Jornalismo” me iria limitar a nível profissional por isso, sempre pensei em Ciências da Comunicação ou Comunicação Social e depois especificar com um mestrado.
O meu sonho sempre foi tirar Comunicação Social na ESEC (Escola Superior de Educação de Coimbra), sonho este que acabou por ser "destruído" por não ter conseguido entrar em nenhuma 3 das fases.
Quando terminei o 12º ano eu tinha duas certezas: queria ir para a universidade/faculdade e não queria que fosse no Porto. 

Candidatei-me a 6 universidades espalhadas pelo país e acabei por entrar na ESTA (Escola Superior Tecnologias de Abrantes) que pertence ao Politécnico de Tomar no curso de Comunicação Social. 

Quando fiz a minha candidatura, como é obvio, Coimbra estava em primeiro lugar, mas como a média era alta e eu tinha medo de não conseguir optei por escolher como 2ª opção uma que sabia que entrava.
Entrei numa faculdade pouco conhecida mas que me mostrou muito. Estive 2 meses lá, eram 315kms (para cada lado) que me separavam da terra natal e eu não podia estar mais feliz. Conheci pessoas incríveis, tive noção do que é o espírito de integração e união para quem está longe de casa. Chorei, ri, aprendi e fui feliz. Mas o que é bom acaba depressa. 
Ao fim de 1 mês percebi que estar numa universidade pública longe e estar numa privada perto de casa os valores ficam muitos próximos. 
Com isto os meus pais decidiram mudar-me para a Universidade Lusófona do Porto onde tirei Ciências da Comunicação e da Cultura na vertente de Marketing, Publicidade e Relações Publicas. Uma universidade privada no Porto. Pelas contas, ficaria mais barato estar cá do que em Abrantes.

Mas não queria ser jornalista? – Perguntam vocês. Sim, queria e quero. Mas no mercado de trabalho atual é mesmo difícil então optei por outro caminho que também me fascina. 
Comecei em 2012 e terminei em 2015 o meu curso e olhando para trás sei que ficaram muitas coisas por fazer e dizer durante o meu percurso académico. Não me arrependo minimamente da minha escolha e hoje trabalho na minha área e conto já com 2 anos de experiência com Marketer. 

Não foi fácil, a universidade é algo dispendioso. É propinas, livros, fotocópias, passes, casa (para quem está longe) , alimentação e claro o dinheiro para “sobreviver” ao dia-a-dia. Mas existem ajudas como a bolsa da DGES, Bolsas de mérito e também a associações. Basta fazerem uma pesquisa na internet. Também podem arranjar um part-time (como eu fiz) e sempre ajuda com as contas. 

Eu aconselho todos que tenham oportunidade para irem! Aprendemos muito e não é só em aulas.  Se querem ir, não desistam!

Deixo aqui também algumas dicas para quem quer começar agora esta jornada incrível:
  • Preparem a carteira, não fica barato. Mas não desistam. Acreditem em mim, é possível acabar o curso!
  • Escolham um curso que gostem. Imaginem o vosso futuro a trabalhar na área e pensem se iriam estar bem com as funções.
  • Se forem para longe não se isolem. Deixem a timidez de lado e conheçam novas pessoas.
  • Existe tempo para tudo: estudo e diversão.
  • A praxe é uma excelente forma de integração, mas sempre com noção dos limites.
  • Procurem universidades conceituadas e façam uma pesquisa pelo plano curricular. 
  • Falem com pessoas que já andaram ou andam na universidade 



You May Also Like

16 comentários

  1. Um post muito útil para quem esteja em pensar a ir para a universidade :). Eu partilho a mesma opinião. Ir para a universidade vale sempre a pena, não só pelo que se aprende nas aulas, mas também por toda a experiência universitária, que nos faz crescer e amadurecer.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Ir para a Universidade e ficar por lá não é fácil a todos os níveis. Eu também andei por lá um tempo e soube o que custa, mesmo só ter sido um CET. Do melhor em fazer um curso superior, é sem dúvida poder lutar por uma vida melhor e com mais oportunidades quem não andou mas é teoricamente. É sem dúvida, um post útil para os caloiros deste ano!
    Beijinhos
    https://escritalhadaa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Eu tive a sorte de conseguir entrar numa Faculdade perto de onde moro. Estou agora no terceiro ano de Língua, Literaturas e Culturas na Faculdade de Letras de Lisboa. Admito que no primeiro foi difícil habituar-me. Ainda que seja "perto" de casa, acabo por demorar umas boas horas a chegar lá e acordar cedo não estava a correr lá muito bem. Já no segundo ano, perdi a vergonha e comecei a falar com muitas pessoas e a fazer vários amigos. Passou a correr! Agora, que venha o terceiro ano!
    Quanto à minha escolha de curso... Eu também gostava de ser Jornalista, mas depois optei por um curso um pouco mais vasto, em que se estuda tudo aquilo que me interessa. Agora vou fazer um Minor em Edição e um em Artes do Espetáculo, para juntar o meu gosto pela escrita ao gosto do Cinema. :)

    Acho que este teu post é bastante útil para quem vai agora para a Faculdade!

    ResponderEliminar
  4. Olá Angela, muito obrigada pelo comentário no meu blog :)

    Tirei um curso universitário, e para além de me dar as bases para o futuro, ainda me proporcionou experiências novas que me fizeram crescer. Mas nem sempre é fácil, não podemos é desistir.
    Um beijinho*

    www.gameonbeauty.com

    ResponderEliminar
  5. Vou daqui a duas semanas :) E o meu irmão já lá está, então vai ser complicado em termos monetários...
    Beijinhos
    Joana
    https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  6. Esse passo é bem importante que deve ser dado com bastante planejamento, espero que dê tudo certo na sua nova jornada. Já estou no terceiro ano de jornalismo!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. Estou à espera de saber se entro ou não, que nervosismo!

    Facebook
    BLOG - VOCHEL
    Instagram

    ResponderEliminar
  8. Fui à universidade. Eu estudo e não acho que deveria ter feito meus mestres. A universidade não é para todos.

    ResponderEliminar
  9. Apesar de não exercer na área em que me licenciei não me arrendo nadinha do esforço que fiz para tirar o meu curso. Aprendi e cresci a vários níveis.
    Acreditem, tirar um curso superior vale sempre a pena! Pode não vos abrir diretamente portas para a vossa área de eleição mas acreditem que vos será uma grande mais valia.
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  10. Dicas super validas! Estou no terceiro ano do ensino médio e sem dúvidas é uma fase com uma pequena pressão. Não tive muitas dúvidas na hora de escolher a faculdade que desejo cursar, espero gostar muito o curso e da área!
    Beijos e fique com Deus!
    Blog Mulher de Salto Fino

    ResponderEliminar
  11. Gostei de conhecer um pouco sobre o teu percurso académico! Depois de explicares o teu percurso, achei a ideia de enveredares por outro curso (mas que te levava ao que gostavas) genial! Pois tiveste oportunidade de aprender ainda mais, e atualmente, isso é uma mais valia :)
    No meu curso, por exemplo, isso não era possível (enfermagem!)

    https://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Estava a precisar de ler um post desses! Gostei de saber a experiência do teu percurso académico e as dicas são super valiosas.

    Beijinhos,
    Pétalas Glamorosas | Nail Art - Outono/Inverno ♦ Regresso às Aulas (2)

    ResponderEliminar
  13. Estou prestes a inicia o 12º ano e também já pensei em seguir jornalismo, mas, tal como tu, sinto que isso me iria limitar imenso. Estou mais inclinada para a área editorial, mas muito dividida ainda! Este post é muito útil e adorei conhecer o teu blog através dele! Para o ano já estarei a enfrentar essa nova fase!

    Adorei o blog, já segui :)

    https://whaaatifni.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Que post ótimo! Realmente, é uma etapa bem difícil, mas se a pessoa quer mesmo, ela consegue encarar.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  15. Adoro ler estes tipos de post de experiência na universidade, dá muito jeito a meu ver.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Este ano também entro na universidade e também vou para comunicação social ahahahah

    ÚLTIMOS POST: 40 ideias de post para se inspirarem
    Blog || Facebook || Instagram || Twitter
    kill them with kidness,
    Woah Arabella

    ResponderEliminar