bloggerscomo conseguir parceriascomo ser um influenciador digitalcomunicaçãodigital influencersinfluenciadores digitaismarketingparcerias
Influenciadores Digitais - Como Ser Um
Hoje em dia ouvimos falar em "Influenciadores Digitais" mas o que é isso?
Antigamente existiam os "formadores de opinião" e eram normalmente jornalistas e alguns artistas. Estas pessoas determinavam o que era tendência. Mas a realidade mudou e com o aparecimento das redes sociais e blogs apareceram também "celebridades da internet" que se destacaram pelo seu conteúdo e pela popularidade que tinham. Pessoas que se tornaram famosas por mostrarem o seu estilo de vida e produtos que consumiam.
Um influenciador digital é mais do que um simples blogger ou youtuber. É alguém que consegue influenciar consumidores e ditar tendências e que são mais credíveis do que as próprias marcas. Estes conseguem chegar a um público de uma forma mais eficaz, natural e com opiniões reais.
Para reconhecer um é necessário analisar o seu conteúdo, frequências de publicações e o seu impacto. Outra característica é o público-alvo que tende a ser especifico - construido a partir de gostos e hábitos. Sendo esta um mais valia para qualquer marca. Os Influencers tornaram-se opções mais viáveis do que algumas campanhas de marketing e as marcas procuram criar parcerias que sejam benéficas para os dois lados (ou não).
Para além dos pontos anteriores pode identificar um Influenciador Digital pela:
Quantidade e qualidade dos seguidores: está ligado ao alcance que estes tem. Mas nem sempre quantidade é qualidade, tem de estar atento ao número de likes, comentários e partilhas das publicações.
Interação com Seguidores: é importante perceber a relação do Influenciador com o público. Quanto maior a confiança e o diálogo estabelecidos maior é o alcance. É importante perceber se os comentários são positivos ou criticas.
Credibilidade: as pessoas tem de confiar na opinião e isto é construído com o tempo.
Com isto queria só deixar a minha opinião sobre Bloggers e Parcerias:
Sei que existem muitos bloggers/youtubers que "nasceram" pelo gosto da partilha e que as parcerias chegaram por acréscimo e como uma gratificação por todo o trabalho desenvolvido e dedicação dada ao seu espaço. Criaram e construiram por amor e não com segundas intenções. Ter parcerias dá trabalho e exige alguns resultados. Por isso, quem chega a este mundo só com o intuito de ganhar roupas e produtos grátis que se lembre que as coisas não funcionam assim. Ninguém vai oferecer seja o que for a alguém que não vai trazer retorno e estar meio ano ou mais a espera de ter audiência e números é desmotivante. Pensem bem no motivo que vos leva a criar o blog ou canal.
Quem quiser mais esclarecimentos sobre o assunto deixo aqui o link de um artigo da Revista Marketeer.
Já seguem a página do facebook?
Ângie
26 comentários
Adorei este post, uma analise muito bem feita do mundo digital. bjs
ResponderEliminarhttps://strawberryleopard.blogspot.pt/
Beautiful! Have a great day ahead!
ResponderEliminarNew follower! Follow back? ;)
🎃 MARY MARÍA STYLE 🎃
É verdade, as parecerias que tenho foram conquistas ao longo do tempo e só se mantém se o trabalho for merecido.
ResponderEliminarMRS. MARGOT
Acho que devia ser assim! Trabalhando e não apenas porque sim :)
EliminarNo blogue já abordei esta questão do que é ser blogger e a sua relação com parcerias e a posição de alguns bloggers quanto à mesma. É assustador o número de blogues que nascem com única e somente o intuito de ganhar coisas grátis. É assustador, ridículo e descredibiliza o trabalho de bloggers que verdadeiramente são bloggers e criaram o blogue com o intuito de partilhar e de interagir. Para mim, ser blogger é isso. As parcerias, a existirem, vêm por acréscimo! Parabéns pelo texto.
ResponderEliminarBeijinhos,
Ricardo
www.opinguimsemasas.pt
Obrigada Ricardo! Concordo com todas as palavras, é triste ver pessoas com meia-dúzia de seguidores aflitos com parcerias :o
EliminarQue post incrível! Adorei mesmo. Parabéns, bjs!
ResponderEliminarPony Random | Instagram | Twitter | Facebook
Bom dia. Gostei muito do teu texto. Volta não volta recebo mails a perguntar sobre parcerias e essas coisas e noto que criam blogs só mesmo para isso. Esquecem-se que é preciso ter ideias, fazer pesquisa, fotografar, interagir com as pessoas e mater um equilíbrio para se conseguir fazer alguma coisa de jeito. Aliás, o meu blog tem 5 anos e só no segundo ano me chamaram para uma parceria. Agora, ao fim de um mês de bog já querem coisas. Por amor da Santa.
ResponderEliminarBeijinhos
Graziela
www.mycherrylipsblog.com
É mesmo isso! Dá trabalho ter um blog, e também da trabalho manter uma parceria porque a marca quer ver resultados :)
EliminarAdoro os artigos da Marketeer e vou já ler mais sobre o assunto!
ResponderEliminarNovo post: https://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/11/zaful-review-blouse-earrings-dress.html
Beijinhos ♥
Eu também gosto imenso :)
EliminarAcho sempre muito importante termos em mente os nossos objectivos! Fazer um blog só para receber coisas de borla... não tem qualquer sentido!
ResponderEliminarhttp://www.fine-alchemy.blogspot.com
Concordo. Não faz muito sentido!
EliminarÉ algo que noto muito em grupos de facebook, as dúvidas acerca da criação de um blog passam sempre pela questão das parcerias! Quando essa não deve ser de todo a razão para criar um blog, mas sim algo que com tempo e trabalho se conquista. Gostei muito do post!
ResponderEliminarBeijinhos, The Fancy Cats
Também vejo muito isso. Obrigada :)
EliminarGostei imenso do teu post :) super útil!
ResponderEliminarEu quando criei o blog foi mesmo porque queria partilhar o meu amor por maquilhagem/moda/skincare e eu própria fui crescendo. As vezes é desmotivante não ver retorno? É. Mas nunca foi por isso que comecei. Achei o teu post mesmo bom para as pessoas que querem começar.
xoxo,
Get Up, Makeup || Facebook || Instagram ♡
É desmotivante não ver números melhores, mas pelo menos a mim é porque sinto que o que escrevo não chega a mais pessoas e é isso que quero :)
EliminarObrigada :)
Este tema é muito importante mesmo.Obrigada por o abordares! beijo
ResponderEliminarCoco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin
Obrigada :)
EliminarInteressante agora que tenho dedicado mais tempo ao meu blog...
ResponderEliminarXoxo
marisascloset.blogspot.com
Obrigada :)
EliminarGostei imenso do post, de forma resumida conseguiste definir bem o que é um influenciador digital! Concordo contigo no que toca às parcerias, qualquer pessoa que comece uma carreira neste ramo apenas por dinheiro e ofertas, desiste muito facilmente e não chega a lado nenhum.
ResponderEliminarJá agora, nomeei-te para um challenge, vou deixar aqui o link. Não tens que responder se não quiseres, mas pensei que gostarias de saber. :)
Beijinhos
http://littlewonderlandxo.blogspot.pt/2017/11/desafio-ja-fiznunca-fiz.html
Obrigada linda <3
EliminarObrigada :)
ResponderEliminarFalar bem a verdade, odeio a expressão Influenciador digital. eu sou uma criadora de conteúdo. Pra mim, a diferença é gigantesca, mas eu entendo que existam muitos bons influenciadores. Só não me encaixo neles. Gosto de pensar que meu conteúdo ajuda outras pessoas, mas não me sinto influenciando ninguém a nada.
ResponderEliminarVidas em Preto e Branco
Hoje li este post que se encaixa muito bem com o teu. Vale a pena ler: https://www.bloggingpro.com/archives/2017/12/06/influencer-marketing-type/
ResponderEliminar